Slide

Pesquisar

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Barreto



José Barreto Sobrinho, O Barreto
 10/5/1927 Água Branca de Pinhacó, PB
Aos seis anos de idade trabalhava na padaria de sua tia Isabel alimentando o forno a lenha.
Na cidade de Bonito, teve seu primeiro contato com a música. Seus primos músicos Epitácio Leopoldino, José Cosmo e Aceno Cosmo, guardavam os intrumentos no quarto em que o menino dormia. Epitácio era clarinetista e melhor pistão da região, maestro da Banda de Santana. Desde os oito anos, assistia aos ensaios do primo e, aos 13, com a morte de José Carlota, um dos pistonistas de Santana, entrou oficialmente para a banda.
Aos 16 anos, em 1942, foi para a cidade de Rio Tinto, também na Paraíba, morar com o padrinho. Nesta cidade experimentou o ofício de torneiro mecânico, mas não por muito tempo. O padrinho, que era delegado, adulterou documentos do rapaz para que ele pudesse entrar para a polícia e fazer parte da banda militar. O recruta saiu da polícia em 1945 como soldado de primeira classe e foi trabalhar como músico da Rádio Tabajara de João Pessoa, junto com o maestro Severino Araújo.
Em 1956, casou-se com Aluizete de Alencar. Músico autodidata, com formação em música popular.
De 1948 a 1950, tocou muito chorinho e frevo nas ruas do Recife e na Rádio do Jornal do Comércio. Por fim, decidiu ir para o Rio de Janeiro atrás do amigo, professor e maestro Moacir Santos, saxofonista da Rádio Nacional. Chegou ao Rio de Janeiro em 1950. Nesta época, como a música americana, o jazz, o bolero e as Big Bands estavam na moda, as rádios e gravadoras possuíam orquestras. O sucesso chegou rápido, conseguiu emprego nos principais dancings da cidade, como o Eldorado Dancing, Taxi Dança, o Café Nice e a Galeria Cruzeiro. Integrou o "Trem da Alegria" de Lamartine Babo e Iara Cortes e o elenco da Rádio Mundial e participou da inauguração da Tv Tupi em 1950. Nessa época, tocou com amigos como os músicos Oswaldo Borba, Valdir Calmon, Paulo Moura, José Moura, Laerte Rezende, Geraldo Medeiros, Luís Mendes, José Brito, José Amorim, Dalva de Oliveira, Emilinha Borba, Francisco Alves e Severino Araújo, com quem trabalhou por mais de 30 anos.
Em 1960, então contratado da gravadora CBS, foi apresentado por Jair de Taumaturgo e Carlos Imperial a um jovem de 17 anos de nome Roberto Carlos.
Em 1970, fez seu primeiro show no Canecão com Roberto Carlos, acompanhado por grande orquestra. Esta foi a primeira de muitas temporadas com o cantor e o início de nova fase na carreira do artista.
Além de Roberto Carlos, tocou com os Fevers, Elizeth Cardoso, Samy Davis Junior, Lena Horney.
Em 1982, foi à Alemanha, acompanhando Sivuca, Clara Nunes e Elba Ramalho.
Em 1985, viajou com Simone para Buenos Aires, onde já tinha estado em 1961 com a orquestra de Ary Barroso.
Integrando a banda de Roberto Carlos, excursionou por todo o mundo, apresentando-se nos Estados Unidos, México, Canadá, Portugal, Espanha, França.
Em 2000, segue sua carreira artística, apresentando-se em diversas cidades brasileiras
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário