Slide

Pesquisar

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Walter Santos



Walter Santos Souza, O Walter Santos
* 07/09/1939 - Senhor do Bonfim (BA)
+ 29/05/2008 - São Paulo (SP)
O músico baiano Walter Santos, foi um dos nomes chave da bossa nova. Conterrâneo e amigo de infância de João Gilberto, em Juazeiro, na Bahia, juntos chegaram a fundar, em 1946, o conjunto vocal Enamorados do Ritmo.
 Em 1957, mudou-se para o Rio de Janeiro, e viveu na mesma pensão que João Gilberto, Luís Carlos Paraná e outros músicos da época moravam. Deu aulas de violão, tocou em casas noturnas, época em que conheceu a poeta Tereza Souza, com quem se casou e que foi sua parceira em várias canções.
No ano seguinte (1958) participou do histórico disco “Canção do Amor Demais”, lançado por Elizeth Cardoso, com canções de Tom e Vinicius, considerado o marco da bossa nova.
Já em 1959, mudou-se para São Paulo capital, motivado pelo convite do amigo Luís Carlos Paraná para tocar na noite paulistana, cidade de onde nunca mais saiu, enquanto a bossa nova explodia em todo o país.
 Ao lado de sua mulher, Tereza Souza, compôs grandes clássicos como “Azul Contente”, “Samba Só″ e “Amanhã” (esta última com mais de 30 gravações).
 Suas músicas foram gravadas por cantores como Elis Regina, Alaíde Costa, Dick Farney e Agostinho dos Santos, e por instrumentistas como Hermeto Paschoal, Dom Salvador, Walter Wanderley e Milton Banana.
Fonte
http://blogln.ning.com/profiles/blogs/mem-ria-mpb-walter-santos

Um comentário:

  1. Walter Santos é pai da excelente cantora Luciana Souza,ganhadora de vários troféus nos Estados Unidos,entre eles o cobiçado Grammmy e o de melhor cantora de jazz da revista Down Beat.

    ResponderExcluir