Slide

Pesquisar

segunda-feira, 13 de julho de 2015

José Leocádio



José Leocádio
José Leocádio foi membro fundador da Orquestra Tabajara, de Severino Araújo. Este grupo foi fundado em 1937 e realizou diversas apresentações e gravações, contribuindo muito para o desenvolvimento do arranjo brasileiro para grandes formações. Em 1952, junto com os trombonistas Astor Silva e Manoel Araújo, e com o saxofonista Zé Bodega, gravou seus choros “Humildemente” e “Cadilac enguiçado”. Posteriormente, em 1957, montou um conjunto para gravar pela Continental os seus choros “Quarenta Graus” e “Bariri”, e os seus baiões “Baião do Mengo” e “Não posso conter o riso”.
 Leocádio escreveu um grande choro, chamado de “Paraquedista”, lançado em 1946 pela própria orquestra e gravado em 1974, por Raul de Barros, no seu LP “Brasil trombone”, em 1975 por Carlinhos Vergueiro, no LP “Só o tempo dirá”. Em 1977, o flautista Altamiro Carrilho deu a sua versão do famoso choro para um LP chamado de “Antologia do chorinho”. Em 1996 a cantora paulista Carmina Juarez regravou o “Paraquedista” no CD “Arrasta a Sandália”. Este recebeu mais uma versão em 2000, sendo regravada pelo “Quarteto de Trombones da Paraíba”.
“Paraquedista” é um dos maiores clássicos do Choro de Gafieira. Graças a ele o nome de Leocádio é lembrado nas rodas de choro e nos bailes de gafieira por todo o Brasil. É repertório obrigatório para qualquer estudante chorão desenvolver seus improvisos, já que tecnicamente não é dos mais complicados, mas sem dúvida um dos mais cheios de estilo.
fonte
http://tromboneatrevido.blogspot.com.br/2011/11/jose-leocadio.html

Um comentário: