Slide

Pesquisar

domingo, 3 de maio de 2015

Pinheirinho



Adail Pinheiro Machado, O Pinheirinho
1909 Itapetininga, SP
 3/7/1944 São Paulo, SP
Instrumentista. Cavaquinista. Faleceu precocemente, aos 35 anos, durante uma cirugia cardíaca em São Paulo.
Pinheirinho conseguiu dar uma feição diferente a cada instrumento que lhe cai às mãos: ensaia com violão acordes boêmios, ensina ao cavaquinho novas modalidades de som, faz o banjo ficar muito alegre, empresta ao violão-tenor uma outra voz e consegue com o "tryolin" ressonâncias básicas. Ele é o esplêndido estilizador de melodias simples, gostando de criá-las a seu modo. Por isso mesmo, nunca se atrapalha com todos os instrumentos que acompanham a sua vida de artista vitorioso.
Pinheirinho é um dos antigos elementos do "broadcasting" brasileiro, tendo atuado ao microfone pela primeira vez em 1926, ainda na antiga Rádio Record, então sob a direção de Álvaro Liberato de Macedo. Sempre às voltas com seus instrumentos prediletos, Pinheirinho integrou durante algum tempo o "Quarteto dos Kalungas", um programa do qual faziam parte mais três artistas da força de Pinheirinho: Barreto, Lázaro e Machado.
Sua carreira artística tem sido das mais felizes percorrendo estações de rádio se contratou durante longo tempo na Record, obtendo o primeiro prêmio, medalha de ouro, em concurso de músicas brasileiras. Depois, atuando no palco, obteve de Procópio Ferreira o título de "humorista do cavaquinho", um de seus instrumentos prediletos.
Exímio instrumentista era grande admirador da obra de Ernesto Nazaré. Começou a carreira artística atuando na radiofonia paulista, e tocando em conjuntos regionais. Atuou também no Rio de Janeiro. Fez parte do cast da Rádio Tupi de São Paulo, aliás, última emissora na qual trabalhou e onde comandou o conjunto regional. Na Rádio Record, acompanhou, com seu regional, nomes como os dos cantores Raul Roulien e Paraguassu, entre outros. Dias depois de seu precoce falecimento, foi homenageado pela Rádio Record de São Paulo.
AGUARDANDO AUDIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário