Slide

Pesquisar

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Branco (Maestro)



José Roberto Branco, O Maestro Branco
Nasceu em 10 de abril de 1940
Trompetista, regente, compositor e arranjador “Maestro Branco”, como gosta de ser chamado. Seus arranjos e composições são de tirar o fôlego do ouvinte mais exigente da música instrumental, seja ela popular ou erudita.
Ainda jovem iniciou seus estudos em sua cidade natal, Pederneiras (SP), prosseguindo-os em São José do Rio Preto, onde estudou teoria, solfejo e harmonia. Já em São Paulo aprendeu harmonia modal, composição, improvisação e harmonia do Jazz, com Cláudio Leal e contraponto com o falecido H. J. Koellreutter, compositor, e musicólogo alemão, um dos nomes mais influentes na vida musical no país. Curioso e estudioso, desenvolveu pesquisas sobre a música indígena, as raízes africanas, a música dos jesuítas e a influência européia na música brasileira. Atuou como arranjador e diretor musical do grande cantor Wilson Simonal, na casa de shows “O BECO” e na extinta TV Tupi. Escreveu arranjos e gravou vários discos com os mais diversos intérpretes brasileiros de renome, dentre eles, Jair Rodrigues, com quem excursionou pelos Estados Unidos.
Esteve à frente de orquestras para programas de televisão como o “Festival dos Festivais”, TV Globo; “Festival da Música”, TV Record; e no projeto “Memória Brasileira – Arranjadores”, ao lado de Moacir Santos, Eumir Deodato, Duda do Recife e Cipó, em concertos gravados ao vivo pela RTC Rádio e Televisão Cultura. No exterior, trabalhou no “Cassino Bells”, em Reno, nos EUA.
Criou e hoje dirige a BANDA SAVANA, big band de música instrumental que, genuinamente, divulga nossa música brasileira, com sua singular concepção musical de arranjos, inspirada na riqueza das raízes do Brasil. Com ela gravou dois CDS, o “Brasilian Movements” e “Brasilian Portraits”, lançados pelo selo dinamarquês Libra Music. Atualmente, ainda leciona música no Conservatório de Música e Dança Villa Lobos, em Osasco (SP); é arte-educador em música para crianças, no Projeto Tim, no Auditório Ibirapuera (SP); e atua como arranjador para orquestras e diversos artistas de São Paulo e do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário