Slide

Pesquisar

domingo, 18 de janeiro de 2015

Corisco



Waldemar Marchetti, O Corisco
Começou sua carreira tocando pandeiro com os grandes nomes do samba paulistano integrando bandas com Silvio Mazzuca, Totó, Walter Wanderley, Pocho e Léo Peracchi.
O Samba paulista da época estava tão afinado que até os cariocas vinham se utilizar da "cozinha" paulista, e o Corisco era um de seus grandes ritmistas.
Foi com sua fama no pandeiro que Corisco se tornou um arregimentador musical, arregimentando mais de 400 músicos por dia com uma média de LPs diários. Nos anos seguintes, surgiu o conjunto "Corisco e os Sambaloucos", por onde passaram talentos como Azeitona e Hermeto Paschoal.
Foi por volta de 1962 a pedido do Dr. Alfredo Borbaque, Corisco foi convocado para arregimentar a percurssão da música "Vestido de Rei", numa gravação de Geraldo Vandré do estreante Chico Buarque de Hollanda que morava em São Paulo na época. , a música, que se tornaria depois "Sonho de um Carnaval", além de necessitar de um primeiro time de sambistas, precisava de um registro de autoria.
Em um pedaço de papel assinado por Chico Buarque no estúdio, a primeira música editada por Corisco, estavam sendo criados os alicerces da editora Arlequim.
Mas as gravadoras não viram com bons olhos esta nova etapa na música brasileira pois estavam implantando o sistema do grava aqui, edita aqui. Para evitar o monopólio das gravadoras, grupos como a Arlequim e a Cara Nova (nome que surgiu da música Cara a Cara), se associaram aos autores para defender os interesses dos mesmos.
A Arlequim entrou na guerra de cabeça criando sociedades com músicos do porte de Chico, Toquinho, Vinicius, Jorge Ben e Belchior. Com o passar dos anos, Caetano, Gil, Nélson Cavaquinhoi, Paulinho da Viola, Paulo Vanzolin, Paulinho Nogueira, Garoto, Tim Maia, Milton Nascimento, Tico Terpins, Chico Anysio, Arnô Rodrigues, Tom Zé, Eduardo Godim , Moacir Franco, Elton Medeiros e Zé Keti se juntaram ao time para que administrassem em conjunto um acervo essencial para a cultura brasileira.
Hoje, com uma lista invejável de obras, a Arlequim dá um novo passo na história da música popular brasileira colocando seu infinito catálogo de obras em um formato simples e de fácil consulta em qualquer parte do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário