Slide

Pesquisar

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Bertorino Alma



Alberto Marino, O Bertorino Alma
 23/3/1902 São Paulo, SP
 11/2/1967 São Paulo, SP
Regente. Compositor. Instrumentista. Radialista.
Nasceu no bairro paulista do Brás. Era descendente de imigrantes italianos. Desde cedo interessou-se pela música, participando de serenatas já na adolescência.
Em 1941, diplomou-se em violino pelo Instituto Musical de São Paulo. Posteriormente obteve o diploma de regência e composição pelo Conservatório Musical Osvaldo Cruz de São Paulo. Em 1957, passou a se dedicar às funções de inspetor do Conservatório Musical Santa Cecília e professor do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo.
Em 1917, aos 15 anos de idade, compôs a valsa choro "Rapaziada do Brás", que, longe de parecer obra de iniciante, se tornou conhecida no final da década seguinte, quando teve sua primeira gravação. A obra, que o tornou famoso, foi registrada em 1927, em solo de violino executado pelo próprio autor, realizado na fábrica de discos Artefone. A composição originalmente instrumental, recebeu posteriormente (1960) letra de Alberto Júnior, filho de Marino, tendo sido gravada no mesmo ano pelo cantor Carlos Galhardo. Utilizando o pseudônimo de Bertorino Alma (anagrama de seu nome), fundou e foi líder do sexteto Bertorino Alma que atuava em São Paulo. Em 1925, foi um dos fundadores da Rádio Educadora Paulista, onde atuou como radialista. Foi regente da orquestra do hoje extinto Teatro Colombo, situado no Largo da Concórdia, e posteriormente da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Foi autor de várias músicas, dentre as quais se destacam as valsas "Luar de São Paulo" , que posteriormente recebeu letra de Alberto Júnior, "Meigo olhar" e "Amarga serenata", com letra de Jorge Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário