Slide

Pesquisar

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Lakimé



Edin Neves, O Lakimé
Trombonista
Nasceu em 19-02-26 em Pontal SP. Filho de um maestro baiano Sivino Neves, aprendeu musisa com seu pai e irmãos que eram todos musicos. Ainda cedo em 1939 entrou para a orquestra do Circo Garcia, que teve grandes nomes, onde atuou ao lado de Raul de Souza, Paulo Moura entre outros. Quando a orquestra se dissolveu no Rio de Janeiro no fim da década de 1940, Lakimé ficou por ali tocando em bailes e bares na Lapa, fazendo free com Severino Araújo, e tendo contato com os grandes musicos da época como Raul de Barros, Nelsinho Trombone, Maciel, com quem tocava e aprendia. Voltou para S Paulo onde entrou na Orquestra Pedrinho de Guararapes, saindo depois para fundar o Grupo "Os modernistas" de S J Rio Preto, em seguida a Banda Excelsior, trabalhando com Simonetti produções. Dali Ingressou na orquestra de Carlos Piper em S Paulo, onde em 1968 gravou um LP com o mesmo. Tocou com o maestro Luiz Arruda Paes na tv Tupi, TV Excelsior, e no fino da Bossa onde gravou com Elis Regina e Jair Rodrigues. A Partir de 73 ingressa na orquestra Tropical Brasilian Band com Gregório Barrios onde gravou 5 lps, participa de vários programas de TV incluindo Fantástico.
Reformula a banda Execlsior em 1982 até 85. Muda para Ribeirão Preto onde toca no lendario Restaurante do Bosque com Pery, Joao Viviane, Pereira entre outros. Trabalhou até o fim de sua vida tocando em varios grupos musicais e dando aula em Sacramento MG, onde fez um importante trabalho de inclusão social com a Fundação Pestalozzi, sendo Maestro da Banda e Coral daquela cidade. Encerrou sua carreira aos 73 anos, no dia de sua morte em 23 de Novembro de 1999, Em Ribeirão Preto SP.

Um comentário:

  1. Meu avô....melhor pessoa que eu conheci na minha vida ...Um homem exemplar ,HUMANO,além de grande músico ,professor e maestro ,que me ensinou piano .Saudades Eternas Do meu querido avó Edim Neves,o Maestro Lakimé

    ResponderExcluir