Slide

Pesquisar

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Chiquito Braga



Francisco Andrade Braga, O Chiquito
 4/4/1936 Belo Horizonte, MG
Instrumentista. Toca guitarra, violão, viola de 12 cordas, cavaquinho e bandolim.
Fez curso de orquestração, harmonia, fuga e contraponto com o Maestro Moacir Santos.
Iniciou sua carreira profissional em 1954, integrando conjuntos de baile. Acompanhou Tito Madi, Agostinho dos Santos e Sérgio Ricardo, nas apresentações desses artistas em Belo Horizonte. Atuou com Elizeth Cardoso, com quem chegou a fazer uma temporada de shows em Montevidéu.
Em 1966, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a integrar a Orquestra Arco-Íris, da TV Rio e a atuar em estúdio.
Ao longo de sua trajetória artística, acompanhou vários artistas, como Taiguara, Gilberto Gil, Jards Macalé, Dorival Caymmi, Fafá de Belém, Alaíde Costa, Tim Maia, Leila Pinheiro, Gal Costa ("Cantar" e "Gal canta Caymmi"), Som imaginário ("Matança do porco"), Maria Bethânia ("Drama"), Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano Veloso, Simone, Nara Leão, Zizi Possi, Fafá de Belém (entre 1976 e 1980), Guínga e Ed Motta.
Participou de trilhas sonoras de novelas da TV Globo, como "Irmãos Coragem", "Gabriela" e "O Cafona", e de filmes, como "Índia Filha do Brasil", de Caetano Veloso.
Em 2000, lançou o CD "Quadros modernos", com Toninho Horta e Juarez Moreira, com os quais se apresentou pelo Brasil em show de lançamento do disco, que registrou, entre outras músicas, suas composições "Baião carioca", "Prado" e "Prelúdio e dança de Oxum".
Chiquito, Violão e Guitarra


Nenhum comentário:

Postar um comentário