Slide

Pesquisar

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Georges Henry



Georges Henry
O nome de Georges Henry é Georges Julien Philippe Henry. Ele nasceu em 18 de junho de 1919 em Paris. Toda a família é francesa. E a mãe era uma costureira de costura fina, trabalhando para costureiros de Alta Costura, como Chanel e Lamin.  Ele tem um irmão que também vive no Brasil. Desde pequeno Georges estudou em colégio de padres e até hoje é muito ligado à Igreja Católica. Mas logo entrou para a música, aprendendo a tocar trompete, instrumento que toca até hoje. Era bem jovem quando se ligou ao grupo "Lecuana Cuban Boys", e com ele viajou pelo mundo.
O maestro Georges Henry, francês, radicado há mais de 50 anos no Brasil, é um dos mais importantes ícones musicais dos anos 40 e 50. Músico, desde sua infância, deixou Paris com 18 anos, pouco tempo antes da Segunda Guerra Mundial, e passou os anos da guerra encantando plateias do mundo inteiro que dançavam ao som dos Lecuona Cuban Boys, da orquestra de Ray Ventura e de sua própria orquestra. Em 1950, foi contratado pelas Emissoras Associadas do Embaixador Assis Chateaubriand para dirigir o Departamento Musical da pioneira Televisão Tupi e um programa de grandes atrações internacionais e nacionais, o Antarcti-ca no Mundo dos Sons. Após o desaparecimento de Assis Chateaubriand, Georges Henry iniciou uma nova carreira e se associou a Jean Manzon, conhecido jornalista francês em atividade no Brasil, passando a trabalhar na área de produção audiovisual, cinema e documentário. Em 1992, Georges Henry saiu de São Paulo, onde residiu por 40 anos, morando por alguns anos na vizinha cidade de Serra Negra e instalou-se, por fim, em Amparo.

abaixo Gravação Continental de 12 de março de 1951, lançada em maio do mesmo ano, disco 16388-B, matriz 11259.No acompanhamento, a orquestra do maestro Georges Henry.
William Forneaut, assobiador que era principal a atração da orquestra na época, era obeso (pesava 140 quilos!), mas quando dançava era leve como uma pluma, segundo o próprio Georges Henry.

2 comentários:

  1. Orquestra Georges Henry-1949-Rádio Tupi e Boate Oasis: com G. Henry-tpt e líder- Osmar Milani-trombone e arranjos-Caco Velho, baixo e cantor-Mary Lopez, cantora, Bolão sax-tenor- Bove-sax-alto-Robledo-piano- Gafieira- bateria- W. Fourneaut-cantor, e outros.

    ResponderExcluir
  2. Maestro Georges Henry,orgulho do Brasil desse Frances que tanto fez e faz por nossa cultura.abraços
    carloscornwall@bol.com.br

    ResponderExcluir