Slide

Pesquisar

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Nelson Ayres



Nelson Luiz Ayres de Almeida Freitas
 * 14/01/1947 São Paulo, SP, Brasil.
Instrumentista, arranjador, compositor, maestro.
Iniciou seus estudos musicais com Paul Urbach entre os anos de 1959 e 1962. Foi aluno ainda de Luís Schiavo (1963-1965) e Conrad Bernhard (1966-1967). Foi professor e diretor do Centro de Desenvolvimento Artístico, de São Paulo, de 1966 a 1969. No mesmo ano, fez o curso de regência com Diogo Pacheco e viajou para os EUA para estudar na Berklee School of Music (Boston), sendo o primeiro brasileiro a receber bolsa para a renomada escola de música. Ainda nos Estados Unidos, estudou piano com Margareth Chaloff e composição com John Adams. Em 1985, foi co-realizador do "Projeto Prisma" (disco e show) com César Camargo Mariano, realizando turnês de dois anos pelo Brasil. Desde 1992, é diretor artístico e regente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.
Integrou, como pianista, o conjunto São Paulo Dixieland Band entre 1961 e 1968, tendo gravado pela primeira vez em 1963.
Em 1967 e 1968, foi pianista do grupo Os Três Morais. Nesse mesmo ano, passou a fazer arranjos para LPs, jingles e trilhas sonoras para publicidade, tendo alguns arranjos premiados. Ainda em 1968, fez a direção musical da peça "Chiclete com banana", de Augusto Boal.
Durante o seu período nos Estados Unidos, participou, como pianista, do conjunto de Airto Moreira, com quem se apresentou em shows e gravou o LP "Free". Atuou, também, com a cantora Astrud Gilberto.
Em 1973, já no Brasil, formou a Banda de Nelson Ayres, ou Big Band de Nelson Ayres, compondo "Jeová", "Augusta 18h" e "Samba-rock", entre outras músicas.
Obteve, em 1975, o 1º lugar no Festival Abertura (Rede Globo) com seu arranjo para "Como um ladrão", de Carlinhos Vergueiro.
Em 1979, atuou como organizador e solista do I Festival de Jazz de São Paulo. Nesse mesmo ano, gravou seu primeiro LP.
Fundou o grupo instrumental Pau-Brasil, com o qual excursionou pela Europa e Japão, além de gravar três discos.
Teve participação em concertos e gravações com artistas como Benny Carter, Dizzy Gillespie, Milton Nascimento, Chico Buarque, Simone, Dori e Nana Caymmi, entre outros.
Atua como principal orientador musical e presidente do corpo de jurados do Prêmio Visa de Música Brasileira, instituído em 1997 pela Rádio Eldorado (SP) e pelo Jornal "Estado de São Paulo".
Em 2003, lançou o CD “Perto do coração”, contendo clássicos da música popular brasileira e composições próprias, como “Mantiqueira” e “Cidade encantada” (c/ Milton Nascimento). O disco contou com a participação dos músicos Bob Wyatt, Rogério Botter Maio, Teco Cardoso, Nailor Proveta, Zeca Assumpção e do cantor Renato Braz. Fez show de lançamento do disco no Theatro São Pedro (SP).
Em 2010, a gravadora Biscoito Fino lançou o CD “Ayres e Hime - Concertino para percussão o Concerto para violão”, registro ao vivo de apresentação realizada na Sala São Paulo (SP) em 2008 pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, interpretando “Concertino para Percussão e Orquestra”, de sua autoria. Também no CD, “Concerto para Violão e Orquestra”, de Francis Hime. Em parceria com Monica Salmaso e Teco Cardoso, lançou, em 2011, o CD “Alma lírica brasileira”, contendo suas canções “Veranico de maio” e “Noite”, além de “Carnavalzinho (Meu Carnaval)” (Lisa Ono e Mario Adnet), “Lábios que beijei” (J. Cascata e Leonel Azevedo), “Samba erudito” (Paulo Vanzolini), “Cuitelinho” (Paulo Vanzolini e Antônio Xandó), “Meu rádio e meu mulato” (Herivelto Martins), “Derradeira primavera” (Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes), “Mortal loucura” (José Miguel Wisnik), “Casamiento de negros” (recolhido e adaptado por Violeta Parra), “A história de Lily Braun” (Edu Lobo e Chico Buarque), “Promessa de violeiro” (Raul Torres e Celino), “Melodia sentimental” (Heitor Villa-Lobos) e “Trem das onze” (Adoniran Barbosa).
Em 2013, foi lançada a caixa “Alma Lírica Brasileira”, contendo o álbum homônimo em CD, DVD (dirigido pelo cineasta Walter Carvalho e produzido em parceria com o Canal Brasil) e Blu-ray. Nesse mesmo ano, fez show de lançamento da caixa no Teatro Net Rio.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário