Slide

Pesquisar

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Luiz Alves



Luiz Carlos Carvalho Alves
Rio de Janeiro, 5 de Outubro de 1944 - Contrabaixista e compositor
Formou, aos 15 anos, o Trio Guanabara, com o qual se apresentou na Rádio Mayrink Veiga.
Em 1962, optou definitivamente pelo baixo acústico. Atuou na boate Sacha's (RJ), ao lado do maestro Cipó, Abel Ferreira e Cachimbinho.
Já profissional, estudou na Escola Nacional de Música com o professor Sandrino Santoro (técnica do contrabaixo).
Trabalhou com Paulo Moura e Egberto Gismonti.
Em 1970, formou, com Wagner Tiso, Robertinho Silva, Tavito, Laudir de Oliveira e Zé Rodrix, o grupo Som Imaginário, com o qual acompanhou Milton Nascimento, Elis Regina e Fafá de Belém. Com o grupo, gravou ao vivo o disco "Milagre dos peixes", com a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo.
Em seguida, viajou para Los Angeles, onde atuou com Aírto Moreira, Hermeto Pascoal e George Duke, entre outros.
Em 1978, participou do I Festival Internacional de Jazz de São Paulo e do Free Jazz Festival, ao lado de João Donato.
Na década de 1980, atuou com Luis Eça e Robertinho Silva, formando O Triângulo.
Ao longo de sua carreira, acompanhou, em shows e gravações, diversos artistas como Tom Jobim, Dori e Nana Caymmi, Gal Costa, Sivuca, Chico Buarque e Milton Mascimento, entre outros.
Ao lado de Kiko Continentino (piano) e Clauton Sales (bateria e trumpete), integra o Sambajazz Trio, com o qual lançou, em 2006, o CD "Agora sim!", contendo suas composições "Quero-quero" e "Praça Pio XI", em parceria com Luizão Paiva, além de releituras de "Deus brasileiro" (Marcos e Paulo Sérgio Valle), "Canção do sal" (Milton Nascimento), "O morro não tem vez" (Tom Jobim e Vinicius de Moraes), "Sweet Georgia Brown" e "Trenzinho do caipira" (Villa-Lobos), entre outras.
Em 2008, gravou, com Raul de Souza, João Donato e Robertinho Silva, o CD "Bossa eterna", que teve show de lançamento no Mistura Fina (RJ). Nesse mesmo ano, apresentou-se, novamente ao lado de Raul de Souza, João Donato e Robertinho Silva, no projeto "Sarau da Pedra", realizado pela Repsol no Instituto Cultural Cravo Albin, com produção de Heloisa Tapajós e Andrea Noronha. Também em 2008, lançou o CD "Mar azul", contendo suas composições "Minha esperança" e "Céu de Iracema", ambas com Luizão Paiva, "Mar azul" (c/ Wagner Tiso), "Bolerito pro Gusmão, "Fátima" e "Abre o olho", além de "Desilusão" (Kiko Continentino), "Imagem" (Luiz Eça e Aloysio de Oliveira) e "Vento no canavial" (João Donato e Lysias Ênio). O disco contou com a participação de Wagner Tiso (piano), João Donato (piano), Kiko Continentino (piano), Alberto Chimelli (piano), Robertinho Silva (bateria e tamborim), Ricardo Pontes (flauta), José Arimatéa (trompete), Neguinho (bateria e trompete), Bebeto Castilho (flauta), Maurício Einhorn (gaita), Idriss Boudrioua (sax) e Ricardo Costa (bateria),
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário