Slide

Pesquisar

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Aloysio de Alencar Pinto


Aloysio de Alencar Pinto
Nascimento    1911
Local de nascimento    Fortaleza, CE
País     Brasil
Data de morte    2007
Local de morte    Rio de Janeiro, RJ
Foi um instrumentista, pianista, compositor e musicólogo de música popular brasileira.
Aloysio deixou um legado imensurável à cultura brasileira e áreas afins, atuando também como folclorista, professor, pesquisador, diretor de rádio e integrante de várias instituições ligadas à área cultural.
Cearense de Fortaleza, começou a estudar piano com sua tia, aos sete anos. Posteriormente, conheceu Nicolai Orloff, virtuose do piano, que se tornou seu professor e mentor por toda a sua vida, mediante contatos frequentes no Brasil e na Europa, até a morte daquele mestre, nos anos 60.
No Rio de Janeiro, onde estudou com o pianista Barroso Neto, concluiu com louvor o curso de piano no Instituto Nacional de Música, sendo agraciado com a medalha de ouro por seu excelente desempenho. Esse prêmio oportunizou sua ida a Paris, objetivando seu aperfeiçoamento com grandes nomes do piano mundial - Robert Casadeus, Nicolai Orlov, Marguerite Long e Nadia Boulanger -, recebendo no fim do curso o grande prêmio Mention d’Honneur du Concours de Virtuosité, maior prêmio concedido pelo Conservatoire Américain au Palais de Fontainebleau a um músico.
Ao retornar, fixou residência definitiva no Rio de Janeiro, priorizando inicialmente a atividade concertística, realizando concertos diversos pelo país afora. Posteriormente focou seu trabalho nas áreas da docência, composição e pesquisa histórica da música brasileira. Como compositor notabilizou-se pelo “Ciclo de canções afro- brasileiras”, “Cantos indígenas”, “Acalantos brasileiros”, “Suíte sul americana (plano)”, “Suíte brasileira” (ciclo - para 2 pianos), “O Natal brasileiro”, para coro misto, “Ponteios para violão”, “Glória in excelsis”, para soprano e orquestra”, “Sarau de Sinhá” -ballet, para piano a quatro mãos e orquestra sinfônica - além de numerosas peças avulsas para piano solo e música de câmara. Estas obras foram gravadas em, pelo menos, 18 discos LP e CD, no país e no exterior.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário