Slide

Pesquisar

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Alfredinho Flautim



Alfredo José Rodrigues
 24/7/1884 Juiz de Fora, MG
 3/9/1958 Rio de Janeiro, RJ
Executante de flautim. Compositor.
Transferiu-se para o Rio de Janeiro aos 12 anos de idade, fixando residência no bairro do Catumbi, na chamada "Zona do agrião", onde conheceu Alfredo da Rocha Viana, pai de Pixinguinha, com quem aprendeu suas primeiras noções de música.
Dividiu suas atividades profissionais entre a música e o automóvel de praça. Sua amizade com o velho Viana era tão estreita, que este, ao morrer, lhe pediu que tomasse conta do pequeno Alfredo (Pixinguinha).
Iniciou suas atividades musicais tocando em bailes nos subúrbios, participando de serenatas, de blocos e de ranchos carnavalescos. Integrou o grupo do bairro da Cidade Nova, tendo acompanhado blocos de sujos que se formavam na Galeria Cruzeiro, no centro da cidade. Em 1920, teve duas de suas composições gravadas na Odeon pelo Grupo do Elias, os choros "Caboclo não bebe mais" e "Recordações campistas". Em 1949, Pixinguinha e Benedito Lacerda gravaram uma composição sua, "Devagar e sempre", equivocadamente atribuída à dupla. Após sua aposentadoria como taxista em 1951, integrou o grupo da Velha Guarda, organizado por Almirante, em 1954. Além dele, faziam parte do grupo Pixinguinha, João da Baiana, Donga, entre outros. Em 1955 passou a apresentar-se na boate carioca Casablanca, no show de Zilco Ribeiro "O samba nasce no coração". Com o grupo da Velha Guarda, gravou três LPs históricos, no qual mostra toda a agilidade e leveza de sua execução. Quando do lançamento do LP "A velha guarda", em 1955, a "Revista da música popular", publicou uma reportagem sobre o disco, onde afirma: "Na face A temos o choro "Que perigo", apresentando este indestrutível Alfredinho, que com seus setenta e tantos anos, tocando um instrumento de possibilidades limitadas como o flautim, nos brinda com uma execução difícil de ser igualada, em sua graça, frescura e desenvolvimento melódico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário