Slide

Pesquisar

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Lanny Gordin



Alexander Gordin, O Lanny
Xangai, China, 28 de novembro de 1951, mais conhecido como Lanny Gordin, é um instrumentista (guitarrista) e compositor brasileiro.
Nascido em Xangai, de pai russo e mãe polonesa, viveu em Israel até o seis anos, quando mudou-se para o Brasil. Seu pai era proprietário da casa noturna paulistana Stardust, onde Lanny se apresentou pela primeira vez ao lado de Wanderléia tocando violão. Por essa boate passaram músicos como Heraldo do Monte e Hermeto Pascoal, sendo que com este ultimo Lanny Gordin montou o Brazilian Octopus, grupo em que também participava o guitarrista Olmir Stocker (Alemão).
Os primeiros trabalhos de Lanny Gordin foram com artistas da Jovem Guarda. Dentre as gravações mais interessantes deste período está a canção "Nem Sim, Nem Não", de Eduardo Araújo, registrada em 1968. Sua guitarra carregada de fuzz era uma novidade para época.
A carreira de Lanny Gordin subiu de patamar quando ele começou a tocar com artistas da Tropicália. Lanny Gordin foi responsável em parte pela sonoridade rockeira e psicodélica do movimento, sendo reconhecido como o mais talentoso guitarrista do Brasil pelo maestro Rogério Duprat[carece de fontes]. Dentre todos os discos que Lanny gravou no período tropicalista, os que mais se destacam são "Gal Costa", "Gal", "LeGal", "Fatal - A Todo Vapor" (todos com Gal Costa), "Caetano Veloso" (o famoso "Álbum Branco" de Cetano), "Gilberto Gil 1969" e "Expresso 2222" (ambos de Gilberto Gil).
É Lanny Gordin quem toca também no primeiro disco de Jards Macalé, no clássico "Carlos, Erasmo" de Erasmo Carlos, na música "Chocolate" de Tim Maia e na "Kabaluêre" de Antonio Carlos & Jocáfi. Além disso, acompanhou artistas como Elis Regina, Tom Zé e Jair Rodrigues.
Do fim da década de 70 até a década de 90, Lanny Gordin viveu praticamente no ostracismo, principalmente devido a comprometimentos com seu distúrbio mental (Lanny desenvolvera, ainda jovem, seu quadro PMD - Psicótico-Maníaco-Depressivo, somando-se a surtos esquizofrênicos). Ainda assim, é possível ouvir sua guitarra em trabalhos com o Aguilar e a Banda Performática, Catatau, Itamar Assumpção, Chico César e Vange Milliet. Pouco antes de completar 50 anos, Lanny passou a frequentar o CRUSP (Conjunto Residencial da USP) e a tocar com artistas iniciantes do local. Aos poucos, foi se apresentado novamente no circuito artístico de São Paulo e reavivando na memória do público sua guitarra incomparável e magnífica. Vale destacar que nesse período de ostracismo e desafios pessoais, Lanny não parou de estudar, chegando a uma média de estudo de 6 a 8 horas por dia com seu instrumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário