Slide

Pesquisar

quarta-feira, 9 de abril de 2014

César Camargo Mariano



Antônio César Camargo Mariano 
São Paulo, 19 de setembro de 1943
É um pianista e arranjador brasileiro de renome internacional. É, desde dos 16 anos, profissional da área musical.
Filho de um professor de música, começa a tocar piano por conta própria, e aos quatorze anos passa a ser apresentado como "menino prodígio" em espetáculos em que acompanha bandas de jazz. Em seguida fez amizade com Johnny Alf, que o incentivou a estudar harmonia, arranjo e composição. Logo começa a atuar como profissional na Orquestra de William Furneaux, e em 1962 forma o grupo "Três Américas", que toca em festas e bailes.
No ano seguinte vai para São Paulo e integra o "Quarteto Sabá", com quem grava o primeiro LP. Em seguida vem o "Sambalanço Trio", ao lado de Airto Moreira e Humberto Claiber, que grava um disco com Lennie Dale e ganha prêmios. No fim da década é contratado pela TV Record de São Paulo, onde trabalha como instrumentista e arranjador, e grava discos com seu novo grupo, "Som Três". Participou como jurado de festivais de música da Record.
Nos anos setenta tem início uma bem-sucedida parceria com Elis Regina e logo após casou-se com ela. César atua como diretor musical, produtor e arranjador da cantora, excursionando pelo Brasil e por vários países. Também participa de trabalhos com Chico Buarque, Maria Bethânia, Jorge Ben e outros. Na mesma época, entra no mercado de jingles e canções para cinema e propaganda.
Na década de oitenta César gravou dois discos considerados históricos: "Samambaia", com o guitarrista Hélio Delmiro, e "Voz e Suor", com a cantora Nana Caymmi. Em 1987, sua música instrumental "Mitos" é usada como tema de abertura da telenovela Mandala (telenovela), de Dias Gomes, na Rede Globo. Ainda nesta década, apresenta o programa "Um Toque de Classe", na Rede Manchete.
Foi o primeiro a utilizar teclado sintetizador nos seus arranjos musicais. Continua atuando como arranjador, produtor, compositor e pianista no Brasil até 1994, quando se muda para os Estados Unidos, onde começa a trabalhar com o compositor Sadao Watanabe, que o leva a turnês no Japão. Mesmo nos EUA, continua em contato permanente com os maiores nomes da MPB, dirigindo e produzindo discos e espetáculos.

Um comentário:

  1. Apenas uma correção: A informação que circula na internet que o Cesar Mariano fundou o grupo "Três Américas" é errônea. Este grupo que mais tarde mudaria o nome para "Super Som T. A., foi fundado no final dos anos 50, por Nilo de Souza Mello, cantor e guitarrista. O Cesar tocou no Três Américas,no ano de 1964,cerca de um mês,em substituição ao pianista Erineu Maranesi, que por cursar o CPOR, ficara retido no quartel naquele período por ocasião da Tomada do Poder pelos militares. Como o o grupo, para cumprir os compromissos assumidos precisava de um pianista o Cesar foi apresentado pelo trompetista Flávio Abattepietro, que juntamente com o baterista Claudio Slon e o próprio Cesar estudava harmonia com o Johnny Alf. Assim que terminou o período de prontidão do titular,Erineu,este retomou o seu lugar no conjunto.

    ResponderExcluir