Slide

Pesquisar

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

K-Ximbinho




Sebastião de Barros, o K-Ximbinho
 (Taipu, RN 20 de janeiro de 1917 — 26 de junho de 1980), foi um compositor, arranjador, clarinetista,saxofonista e maestro brasileiro.
Sebastião Barros nasceu na cidade de Taipu (Rio Grande do Norte). Iniciou seus estudos de clarinete frequentando a banda de sua cidade. Posteriormente, mudou-se com a família para Natal. Chegou a participar, junto a outros estudantes secundaristas, de um conjunto de jazz, o Pan Jazz. Participou também da banda de sua corporação no exército.

Em 1938, ano em que Severino Araújo assumiu a direção da Orquestra Tabajara, K-Ximbinho entrou para o grupo, no qual permaneceu até 1942, quando se transferiu para o Rio de Janeiro. Integrou, nesse ano, a 'Orquestra do Maestro Fon-Fon' e depois a de Napoleão Tavares. Em 1945, quando a Orquestra Tabajara já estava no Rio, voltou a integrar o grupo, permanecendo até 1949. Seu primeiro Choro gravado foi Sonoroso (com Del Loro ), pela Continental, em 1946. Até hoje esse é um de seus choros mais famossos.

Participou, com muitos dos importantes instrumentistas brasileiros da época, dos anos de ouro do rádio, acompanhando artistas em evidência, e também teve muita importância no circuito de orquestras e danceterias , tendo participado em 1955 do grupo da famosa danceteria 'Sachas'. Também participou da então incipiente televisão brasileira, como orquestrador da TV Globo na década de 60.

Seus maiores sucessos, além de 'Sonoroso', são 'Eu quero é sossego', 'Sonhando' 'Sempre', entre outras. Faleceu no Rio de Janeiro em 26 de junho de 1980 depois de gravar seu último disco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário